segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Telecentros

Telecentros são espaços com computadores conectados á internet banda larga. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre. Combater a exclusão digital é o objetivo central dos telecentros, Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população e inseri-la na sociedade da informação, para assegurar a preservação da nossa cultura com a construção de sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao nosso cotidiano, qualificar profissionamente nossos trabalhadores, incentivar a criação de postos de trabalho com maior qualidade, afirmar os direitos das mulheres e crianças, para um desenvolvimento tecnológico sustentável e ambientamente correto, aprimorar a relação entre o cidadão e o poder público, efim, para a construção da cidadania digital e ativa.


Fonte: http://www.idbrasil.gov.br/

Programa Computador Portátil para Professores

Presidência da República, Ministérios da Educação, Ministério da Ciência e Tecnologia e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. O programa visa criar condições para facilitar a aquisição de computadores portáteis para os professores da rede pública e privada da educação básica, profissional e superior, credenciadas junto ao MEC, a baixo custo e condições diferenciadas de empréstimo, com vistas a contribuir com o aperfeiçoamento da capacidade de produção e formação pedagógica dos mesmos, através da interação com a tecnologia da informação e comunicação.
Mais informações: http://www.computadorparaprofessores.gov.br/projeto/apresentacao



Fonte: Site da Inclusão Digital

Programa Banda Larga nas Escolas

Presidência da República, Casa Civil, Secretaria de Comunicação (Secom), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os Ministérios da Educação, das Cominações, Planejamento e Ciência e Tecnologia - Programa Banda Larga nas Escolas vai beneficiar cerca de 55 mil escolas até 2010, atendendo 84% dos estudantes do ensino básico do país. As concessionárias de telefonia deverão levar, até dezembro de 2010, a rede de banda larga até a sede de todos os 5.565 municípios brasileiros. O programa terá a duração até 2025. Nesse período, as empresas devem aumentar periodicamente a velocidade de conexão. A meta é que 40% das escolas públicas de educação básica previstas pelo programa tenham laboratórios de informática com internet banda larga ainda em 2008. No ano seguinte, mais 40% das escolas serão beneficiadas e, em 2010, serão atendidas as 20% restantes. O serviço vai beneficiar 37,1 milhões de estudantes quando estiver plenamente implantado.


Fonte: Site da Inclusão Digital