terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Telecentro (Escola Aécio de Borba)
Acesso a Internet
De 2005 para 2008, acesso à Internet aumenta 75,3% e mais da metade dos brasileiros passa a ter telefone celular.
11/12/2009
Em 2008, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios investigou, pela segunda vez, como tema suplementar, o acesso à Internet e a posse de telefone móvel celular para uso pessoal.
Em três anos, o percentual de brasileiros de dez anos ou mais de idade que acessaram ao menos uma vez a Internet pelo computador aumentou 75,3%, passando de 20,9% para 34,8% das pessoas nessa faixa etária, ou 56 milhões de usuários, em 2008. No mesmo período, a proporção dos que tinham telefone celular para uso pessoal passou de 36,6% para 53,8% da população de dez anos ou mais de idade, sendo que, para 44,7% dessas pessoas (ou cerca de 38,6 milhões de brasileiros), o celular era o único telefone para uso pessoal.
Os números são do Suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008 sobre Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal.
Os mais jovens acessam mais a Rede mundial de computadores, assim como os mais escolarizados – embora, entre 2005 e 2008, o acesso tenha crescido mais entre aqueles com menos anos de estudo. As diferenças regionais no uso da Internet permanecem, sendo que o percentual de usuários era menor no Norte (27,5%) e Nordeste (25,1%) e maior no Sudeste (40,3%), Centro-Oeste (39,4%) e Sul (38,7%). O local de onde mais se acessava a Internet continuava sendo, em 2008, o próprio domicílio, mas em segundo lugar vinham os centros públicos de acesso pago – ou lan houses -, que superaram o local de trabalho (segundo local de acesso em 2005). Também houve mudança no principal motivo que leva as pessoas a usarem a Internet: 83,2% acessaram a Rede em 2008 principalmente para se comunicar com outras pessoas – em 2005, o principal motivo era educação ou aprendizado, que caiu para o terceiro lugar em 2008. Nesses três anos, o acesso à Internet por conexão de banda larga duplicou, mas, em 2008, 32,8% dos que não acessaram a Rede ainda diziam que não queriam ou não achavam necessário usá-la.
Em relação à posse de celular, entre 2005 e 2008 diminuiu diferença entre os percentuais de homens e mulheres que tinham o aparelho. As pessoas que tinham celular apresentavam um número médio de anos de estudo superior (9,2) ao das que não tinham (5,2), e o percentual dos que tinham celular crescia conforme aumentava a faixa de rendimento domiciliar per capita.
Fonte: Site da Inclusão Digital
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Cinturão Digital
O Governo do Ceará elegeu como um dos projetos estratégicos a criação de infra-estrutura própria de fibras ópticas, com o objetivo de prover acesso por banda larga nas principais cidades do Interior, com cobertura inicial de 82% da população. O projeto Cinturão Digital será viabilizado com recursos do Governo do Estado e verba de emendas da bancada federal do Ceará para o orçamento (LDO) da União de 2008. O projeto tem valor estimado de R$ 47 milhões.
Com o projeto a população terá acesso a serviços digitais, como internet, videoconferência, TV Digital, telefonia celular etc., ferramenta indispensável para o desenvolvimento econômico do Estado.
Um anel de 3.000 Km de fibras ligará as cidades de Fortaleza, Milagres (Cariri), Tauá (sertão dos Inhamuns) e Sobral (região Norte). A partir dessa infra-estrutura, 25 pontos serão conectados por meio de ramificações de fibras. A distribuição do acesso se dará através da tecnologia Wimax, que fornece ligações de até 70 Mbps, em cada município.
Em Fortaleza, o Cinturão Digital se integrará com a rede metropolitana Gigafor, utilizando infra-estrutura do MCT, já existente, permitindo o acesso dos órgãos do Governo com velocidade de até 2 Gbps.
Mais de 80% de população urbana do Estado deve está coberta até o fim de 2009, conectando escolas, órgãos públicos e favorecendo o ambiente de negócios nas empresas.
No Ceará, apenas cinco municípios dispõem de internet numa velocidade média (512kbps). A idéia é de que com o Cinturão Digital o Governo ofereça internet banda larga com a velocidade de 30Mbps, através da fibra óptica.
Mais do que levar internet àqueles que não têm chance de acessá-la, o Projeto busca a inclusão digital e social dos indivíduos que não podem pagar pelo serviço.
O Cinturão Digital do Estado integrará outros projetos do Governo. O e-Jovem, a digitalização da TVC, o incentivo ao desenvolvimento tecnológico, a automatização de postos da Secretaria da Fazenda (Sefaz), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Governo Federal, são exemplos de projetos beneficiados com Cinturão Digital. A iniciativa lança as bases para vários projetos de Educação a Distância, atração de novas empresas de base tecnológica, fornecimento de laboratórios e recursos computacionais para uso da população e muitos outros.
Fonte: Site do Governo de Ceará
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Telecentros
Fonte: http://www.idbrasil.gov.br/
Programa Computador Portátil para Professores
Mais informações: http://www.computadorparaprofessores.gov.br/projeto/apresentacao
Fonte: Site da Inclusão Digital
Programa Banda Larga nas Escolas
Fonte: Site da Inclusão Digital
quarta-feira, 4 de março de 2009
PARCERIA:
COORDENADORA DO PROGRAMA
Ana Júlia Silveira de Sousa
TUTOR DO POLO - 1
1º ENCONTRO DO PMID E DO PROJETO "AMOR À VIDA"
Grupo elaborando o 1º seminário "Família Escola e Valores".
No dia 27 de fevereiro de 2009 foi realizado o primeiro encontro do "Programa Mídias e Inclusão Digital nas Escolas", e do Projeto "Amor á Vida" na sede do município de Apuiarés. Nele foi visto as propostas de trabalho que será realizado durante o ano.
ENTREGA DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO JORNAL DO MUNICÍPIO "CRIANDO E APRENDENDO"
clique em cima para ampliar a imagem
O BRASIL ALFABETIZADO NA INCLUSÃO DIGITAL (E.E.F.MATILDE BARBOSA GOIS)
AS FORTES CHUVAS EM APUIARÉS
FAMÍLIAS DESABRIGADAS:
· Joel Estevão Carneiro e Leila Patrícia de Castro Moreira Carneiro.
04 filhos: 04 meses, 3, 4 e 7 anos.
· Vicente Soares dos Santos.
02 filhos: 10 anos e 13 anos.
· Pedro Monteiro e esposa.
01 filho.
FAMÍLIAS ILHADAS:
· 09 famílias ilhadas aproximadamente 20 pessoas. Sem contar com os prejuízos das lavouras e de outros bens.
OBS.1: Estes dados são referentes apenas do Distrito de Vila Soares que fica nas margens do Rio Curu.
OBS.2: Várias localidades não têm mais acesso a SEDE do município, por causa do nível de água do Rio Curu que subiu 2 metros acima do nível normal.
OBS.3: As aulas estão paralisadas por tempo indeterminado, pelo motivo do Transporte Escolar não ter condições de rodagem nas estradas. Estradas cortadas pela força dos rios, riachos e córregos em todo o município.
OBS.4: Estamos sem acesso a Fortaleza, por causa da CE 341 que esta cortada em dois trechos: no Distrito de Pentecoste, Sebastião de Abreu, e próximo a Fazenda Mastruz com Leite.
NO MUNICÍPIO FOI DECRETADO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA.
PONTE DO RIO CURÚ - SEDE
A TRISTEZA DOS AGRICULTORES É IMENSA DEVIDO A PERDA DA LAVOURA QUE ATINGIU ATÉ O EXATO MOMENTO 60% .